Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, é um equipamento destinado a desenvolver atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, visando a promoção da sua qualidade de vida, possibilitando um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades e que se constituam como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.
Pessoas com deficiência, de idade igual ou superior a 18 anos, e que as suas capacidades não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional.
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão prossegue os seus objetivos nas seguintes áreas de intervenção e serviços:
Áreas de Intervenção
Serviços Prestados
Atividades Ocupacionais Visam garantir o conforto e bem-estar do/a cliente, mantendo-o ativo e motivado para a realização das suas atividades de vida diária, tendo em vista o desenvolvimento das suas potencialidades, da autonomia e do seu equilíbrio físico, emocional e relacional, proporcionando, sempre que possível, a transição para programas de inclusão socioprofissional. Esta atividade é desenvolvida no CACI ou em parceria com entidades da comunidade.
Atividades Terapêuticas Visam o desenvolvimento de intervenções de reabilitação psicossocial, através do estímulo e preservação das capacidades cognitivas, sensoriais e motoras, com o objetivo de ensinar e capacitar o/a cliente para o desenvolvimento das suas aptidões físicas, intelectuais e emocionais, necessárias à sua vida autónoma, sempre que possível. Esta atividade é desenvolvida no CACI ou em parceria com entidades da comunidade.
Atividades de interação com o meio Visam desenvolver as competências pessoas, sociais e relacionais dos/as clientes, estimulando a sua capacitação cognitiva e a sua socialização, mediante a realização e o envolvimento em experiências diversificadas na comunidade. Esta atividade é desenvolvida no CACI ou em parceria com entidades da comunidade.
Atividades socialmente úteis Visam o treino das competências sociais e profissionais em contexto real de trabalho, preferencialmente realizadas em entidade externa ao CACI. Esta atividade deve ser preferencialmente realizada na comunidade.
Atividades de qualificação para a inclusão social e profissional Visam o desenvolvimento das competências pessoais, profissionais e de participação social do/a cliente, com vista à sua autonomia e vida independentemente, designadamente, mediante o cumprimento de um plano individual de transição (PIT) para programas de inclusão socioprofissional ou para medidas de reabilitação profissional que possibilitam o exercício de uma cidadania plena, em igualdade de oportunidades, com os demais cidadãos. Esta atividade é aplicável, preferencialmente à saída do percurso escolar e pressupõe a procura de respostas alternativas à integração ou permanência em CACI.
Equipa composta por:
Documentos relativos ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão