Respostas e Serviços

Rendimento Social de Inserção

Respostas e Serviços

Rendimento Social
de Inserção



O Rendimento Social de Inserção consiste numa prestação pecuniária incluída no subsistema de solidariedade da Segurança Social que inclui a definição de um Programa de Inserção específico para cada família, tendo em conta as suas características, necessidades e expectativas. A Equipa Multidisciplinar do RSI foi constituída no ano de 2005, nos termos previstos no Artigo 37.º, da Lei n.º13/2003 de 21 de Maio, através da celebração de um protocolo entre o Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre e o CRIPS, visando o desenvolvimento de ações de acompanhamento das famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.

Famílias em situação de carência económica.

O principal objectivo da Equipa consiste em conferir às pessoas e aos seus agregados familiares, apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreçam a progressiva inserção social, profissional e comunitária.

Ao CRIPS compete manter uma estrutura de recursos humanos qualitativa e quantitativamente adequada às ações a desenvolver e ao número de agregados familiares a abranger. Nesta perspetiva, a Equipa é constituída por técnicos da área das ciências sociais e humanas, nomeadamente:

  • 2 Assistentes Sociais;
  • 1 Educadora Social;
  • 1 Psicóloga;
  • 3 Ajudantes de Ação Direta
     

Ao Centro Distrital da Segurança Social compete prestar apoio técnico e financeiro à Instituição.