Respostas e Serviços

Lar Residencial

Respostas e Serviços

Lar
Residencial



O Lar Residencial do CRIPS constitui-se como uma resposta social desenvolvida através de um acordo de cooperação celebrado em 15/12/2014 entre o CRIPS e o Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre, a qual iniciou atividade em 26/03/2015. Visa integrar jovens com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 16 anos, que estejam impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar.

  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes e seus significativos;
  • Proporcionar aos clientes condições de habitabilidade, alimentação, higiene e ocupação com vista à estimulação do seu desenvolvimento global num contexto familiar;
  • Dar seguimento aos programas de desenvolvimento individual de cada cliente na Resposta Social que frequente durante o dia;
  • Promover o bem-estar através da criação de um contexto familiar de qualidade;
  • Contribuir para a aquisição de competências no domínio do relacionamento inter-pessoal através de actividades que apelem a interacções de grupo e à inter-ajuda;
  • Privilegiar as interacções com a família e com a comunidade envolvente, no sentido da respectiva integração social;
  • Combater o isolamento e a marginalização;
  • Promover estratégias de reforço da auto-estima e da valorização e de autonomia pessoal e social;
  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos clientes, de modo a contribuir para o seu bem-estar e qualidade de vida, de forma a garantir o seu equilíbrio global;
  • Apoiar os clientes na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária, promovendo a sua autonomia;
  • Colaborar ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde, através do recurso a apoio médico e de enfermagem;
  • Proporcionar residência aos clientes de que a Instituição tem ou venha a ter tutoria.

O Lar Residencial assegura a prestação dos seguintes serviços e atividades:

  • Nutrição e alimentação (acompanhamento de refeições - pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e ceia);
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Tratamento de roupas;
  • Manutenção do estado geral de saúde, com acompanhamento a consultas, quando necessário;
  • Administração de medicação;
  • Acompanhamento do cliente ao exterior;
  • Aquisição de bens e serviços;
  • Transporte;
  • Apoio Técnico/Terapêutico;
  • Atividades lúdico-recreativas;
  • Atividades culturais e desportivas.

Documentos relativos ao Lar Residencial:

 

  • 1 Diretora Técnica
  • 1 Assistente Social
  • 8 Ajudantes de Ação Direta
  • 4 Auxiliares de Serviços Gerais
  • 1 Cozinheira
  • 1 Ajudante de Cozinha