Numa perspectiva de Educação Inclusiva, o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), pretende facultar às crianças/jovens com limitações significativas ao nível da actividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente (Dec.Lei 3/2008), e as suas famílias recursos técnicos, humanos e materiais, de modo a proporcionar uma resposta mais adequada ao desenvolvimento, formação e integração na vida activa.
Objetivos:
- Apoiar a avaliação e intervenção especializada das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente;
- Articular com as Estruturas de Ensino Regular e Serviços Locais, no sentido de promover oportunidades de aprendizagem adequadas à especificidade das características individuais de cada criança/jovem com Necessidades Educativas Especiais de carácter prolongado
- Desenvolver Práticas Educativas, no âmbito da concepção da Escola Inclusiva
- Prevenir situações de exclusão social, absentismo e abandono escolar
- Apoiar a inclusão das crianças e jovens com NEE de carácter permanente, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e a vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada individuo, em parceria com as estruturas da comunidade
Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais de carácter prolongado, integradas nas Escolas de Ensino Regular.
Agrupamentos escolares abrangidos:
- Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
- Agrupamento de Escolas de Gavião
- Agrupamento de Escolas de Avis
Equipa técnica constituída por:
- 1 Coordenadora
- 1 Psicóloga Clínica
- 1 Assistente Social
- 1 Técnica de Apoio à Formação e Emprego
- 1 Terapeuta Ocupacional / Técnica de Reabilitação
- 1 Terapeuta da Fala
- Outros profissionais de saúde
Documentos relativos ao Centro de Recursos para a Inclusão: