Quem Somos

Quem Somos

Apresentação

O CRIPS – Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor é uma Instituição Privada de Solidariedade Social de reconhecida utilidade pública e sem fins lucrativos que, visa dar resposta a crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais e deficiência que, iniciou a sua actividade principal, com ensino especial, em 1980, através da Valência Escolar, sob a tutela do Ministério da Educação.

Em 1993 surge a área da Formação Profissional, co-financiada pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional 12, com o objectivo de dar resposta às necessidades sentidas pelos clientes que à data reuniam condições para beneficiarem de um programa de transição para a vida activa.

Mais tarde, em 1996, surge o Centro de Actividades Ocupacionais, tutelado pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, procurando de igual forma, responder às necessidades dos clientes cuja idade já não permitia a sua permanência na área escolar, e cujas potencialidades não permitiam o exercício de uma actividade profissional.

Em 2001, a Instituição candidata-se à Integração no Mercado de trabalho, no âmbito do POEFDS, de modo a validar e formalizar um trabalho até à data já desenvolvido, de apoio à colocação e acompanhamento pós-colocação, possibilitando uma resposta mais alargada a jovens e adultos com deficiência exteriores à Instituição.

Neste ano, constitui-se como Centro de Recursos Local, passando a intervir em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Ponte de Sor. No ano de 2003 dispõe, de mais uma área, a Intervenção Precoce, dirigida a crianças com deficiência, atraso de desenvolvimento ou em risco ambiental, dos 0 aos 6 anos, com especial incidência dos 0 aos 3 anos, tutelada pelos Ministérios da Educação, Segurança Social e Saúde. Em 2005 foi constituído o Centro de Recursos para a Inclusão, tutelado pelo Ministério da Educação e acreditado pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Neste mesmo ano, estabeleceu protocolo com a Segurança Social, tendo sido criada a Equipa do Rendimento Social de Inserção, a qual tem como objectivo promover e acompanhar, de forma progressiva a integração social, profissional e ocupacional dos beneficiários do RSI, bem como dos membros do seu agregado familiar.

Em 2007, o CRIPS, formalizou parceria com a Estrutura de Coordenação Regional do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), na qualidade de Entidade Gestora. Em 2012 estabeleceu parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P no âmbito do Programa de Apoio e Qualificação da Medida PIEF (PAQPIEF) – Programa Integrado de Educação e Formação.

No ano de 2013 o Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor estabeleceu Protocolo de Colaboração com o Instituto da Segurança Social, I.P, com vista à implementação de uma Cantina Social, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais, para o Programa de Emergência Alimentar.

  

Área Geográfica de Intervenção

O CRIPS intervém no distrito de Portalegre, tendo como território de intervenção os seguintes concelhos:

  • Ponte de Sor
  • Avis
  • Gavião
  • Fronteira
  • Sousel
  • Alter do Chão